A montagem do projeto é uma fase importante do trabalho. É preciso que ela se faça dentro de um clima de muita discussão e debate, permitindo a democratização das decisões.
Itens de um projeto
1. TÍTULO
É coisa fácil de explicar, não é? Tudo o que a gente faz precisa ter um nome. Mas nem sempre ele é definitivo. Se você (ou a turma) não estiver muito inspirado para batizar o trabalho, dê um título provisório. No desenrolar da pesquisa pode ser que alguém encontre um nome interessante, pitoresco ou divertido para ela.
2. RESUMO DA ATIVIDADE
O que é, em que consiste a atividade ou projeto.
3. JUSTIFICATIVA
É a "desculpa" que você dá para fazer aquela pesquisa. Qual a importância daquele tema escolhido? Ele tem relevância para as pessoas envolvidas? Ele pode contribuir de algum modo para o aperfeiçoamento da sociedade em que está inserido?
A justificativa é a defesa que você faz de seu projeto. Nela você apresenta argumentos que convençam as pessoas de que aquele trabalho é digno de interesse.
4. OBJETIVO
É o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento daquele tema. Faça ver a seus alunos que fazer pesquisa é assumir pelo menos um compromisso: aumentar o conhecimento das pessoas acerca de um determinado assunto. E isso é uma grande responsabilidade!
5. CRONOGRAMA
O cronograma de uma pesquisa é tão importante quanto qualquer outro ponto do seu projeto.
O cronograma de qualquer trabalho tem que ser realista. Os prazos precisam ser condizentes com as tarefas propostas: nem curtos demais, para gerar aquele estresse insuportável; nem demasiado longo, para permitir distração e dispersão.
Como o projeto é um todo coeso e coerente, as partes que o compõem estão interligadas e dependem umas das outras. Os prazos para o cumprimento de cada etapa da pesquisa vão depender das exigências de cada tarefa.
6. METODOLOGIA
A metodologia, como o nome indica, tem a ver com o modo de obtenção dos dados que sustentarão a pesquisa. Como fazer?
7. RECURSOS UTILIZADOS
Incluir todos os recursos que serão utilizados, inclusive o software.
8. PRODUTO FINAL
Já vimos que fazer uma pesquisa é assumir um compromisso e uma responsabilidade. Todo trabalho tem que ter um produto final. A pesquisa tem que dar aquela contribuição para o aperfeiçoamento intelectual do indivíduo, da turma, da escola, da comunidade...
É preciso, então, que tenhamos em mente – e no projeto – o tipo específico de produto final que desejamos obter com a pesquisa que propusemos aos alunos. E é igualmente preciso que este produto final tenha um destinatário, que não pode ser apenas o professor.
9. BIBLIOGRAFIA
As fontes da pesquisa podem ser tão variadas quanto as metodologias. Tudo depende, mais uma vez, do objetivo visado. Indicar as fontes é muito importante.
(Breve resumo do livro "Pesquisa na escola – o que é, como se faz", de Marcos Bagno, Edições Loyola e do Módulo 3 da apostila da Capacitação em Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro)
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