"FAZER APRENDENDO": ATIVIDADE EDUCACIONAL

  • Tema Central

Função quadrática: comportamento da parábola de acordo com os seus coeficientes.

 
  • Objetivos
Visualizar o comportamento da parábola através dos seus coeficientes

 
  • Segmento de ensino e séries envolvidas
9º ano (8ª série) do Ensino Fundamental e/ou 1ª série do Ensino Médio



  • Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_parabola.htm (que vai direto para a simulação do objeto de aprendizagem)

 
  • Metodologia de aplicação
Em sala de aula já foi dado a função do 2º grau (ou função quadrática) y = ax² + bx + c, os seus coeficientes, o seu vértice, as suas raízes e o tipo de gráfico dessa função.


Foi mostrado como podemos construir o gráfico dessa função usando alguns pontos.


A atividade proposta é para observar o comportamento da parábola de acordo com os seus coeficientes.


Essa atividade será realizada no Laboratório de Informática com a turma dividida em duplas. Além do computador usarão uma folha com a descrição da atividade e onde colocarão as respostas das suas observações.


1. Entre no site


http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_parabola.htm


(que vai direto para a simulação do objeto)



2. Estudo da concavidade da parábola


Escolha valores para os coeficientes b e c.


Escolha dois valores positivos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.


Escolha dois valores negativos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.




Agora, responda:


a) Quando a > 0, a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo?


_____________________



b) Quando a < 0, a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo?


________________________




3. Coeficiente c


Escolha valores para os coeficientes a e b.


Escolha diversos valores para o coeficiente c e observe a parábola.


Agora, responda:


a) A parábola passou por esses valores no eixo y? _____

b) Então, podemos afirmar que um dos pontos que a parábola passa é o ponto (0,c)? ____




4. Estudo da abertura da parábola


Escolha valores para os coeficientes b e c.


Escolha diversos valores positivos para o coeficiente a e observe a abertura da parábola.


Agora, responda:


a) Quanto maior o valor do coeficiente a, a abertura da parábola vai aumentando ou diminuindo? ___________


Escolha diversos valores negativos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.


Agora, responda:


b) Quanto maior o valor do coeficiente a, a abertura da parábola vai aumentando ou diminuindo? ___________




5. Coeficiente a = 0

Coloque o coeficiente a = 0 e escolha valores para os coeficientes b e c.


O gráfico continua sendo uma parábola? _____ Explique sua resposta.


________________________________________________________________



6. Coeficiente b = 0 e c = 0


Coloque os coeficientes b e c no zero e escolha valores para o coeficiente a, diferente de zero.


Agora, responda:


Quando a ≠ 0, b = 0 e c = 0, qual é o vértice dessas parábolas? _______




7. Descreva como você se sentiu realizando a atividade.


  • Forma de Avaliação
Será realizada durante a realização da atividade, a entrega do material escrito apresentado com as observações feitas e sua auto-avaliação.

 
  • Cronograma
4 aulas de 50 minutos




  • Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc
-  http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_parabola.htm (nesse site se encontra o objeto de aprendizagem utilizado com o título “Parábola”, que foi criado por Mauro Kesselman e Rogério Boaretto em 20 de fevereiro de 2003)


- Bonjorno, José R., Bonjorno, Regina A. e Olivares, Ayrton. Matemática: fazendo a diferença, 6ª série – 1ª edição – São Paulo: FTD, 2006


- Centurión, Jakubovic, Lellis. Novo Matemática na medida certa, 6ª série – São Paulo: Scipione, 2000.


- Projeto Araribé. Matemática, Ensino Fundamental 6 – 1ª edição – São Paulo: Moderna, 2003.