- Tema Central
Função quadrática: comportamento da parábola de acordo com os seus coeficientes.
- Objetivos
- Segmento de ensino e séries envolvidas
- Ferramentas web 2.0 que serão utilizadas
- Metodologia de aplicação
Foi mostrado como podemos construir o gráfico dessa função usando alguns pontos.
A atividade proposta é para observar o comportamento da parábola de acordo com os seus coeficientes.
Essa atividade será realizada no Laboratório de Informática com a turma dividida em duplas. Além do computador usarão uma folha com a descrição da atividade e onde colocarão as respostas das suas observações.
1. Entre no site
http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_funcoes_parabola.htm
(que vai direto para a simulação do objeto)
2. Estudo da concavidade da parábola
Escolha valores para os coeficientes b e c.
Escolha dois valores positivos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.
Escolha dois valores negativos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.
Agora, responda:
a) Quando a > 0, a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo?
_____________________
b) Quando a < 0, a concavidade da parábola está voltada para cima ou para baixo?
________________________
3. Coeficiente c
Escolha valores para os coeficientes a e b.
Escolha diversos valores para o coeficiente c e observe a parábola.
Agora, responda:
a) A parábola passou por esses valores no eixo y? _____
b) Então, podemos afirmar que um dos pontos que a parábola passa é o ponto (0,c)? ____
4. Estudo da abertura da parábola
Escolha valores para os coeficientes b e c.
Escolha diversos valores positivos para o coeficiente a e observe a abertura da parábola.
Agora, responda:
a) Quanto maior o valor do coeficiente a, a abertura da parábola vai aumentando ou diminuindo? ___________
Escolha diversos valores negativos para o coeficiente a e observe a concavidade da parábola.
Agora, responda:
b) Quanto maior o valor do coeficiente a, a abertura da parábola vai aumentando ou diminuindo? ___________
5. Coeficiente a = 0
Coloque o coeficiente a = 0 e escolha valores para os coeficientes b e c.
O gráfico continua sendo uma parábola? _____ Explique sua resposta.
________________________________________________________________
6. Coeficiente b = 0 e c = 0
Coloque os coeficientes b e c no zero e escolha valores para o coeficiente a, diferente de zero.
Agora, responda:
Quando a ≠ 0, b = 0 e c = 0, qual é o vértice dessas parábolas? _______
7. Descreva como você se sentiu realizando a atividade.
- Forma de Avaliação
- Cronograma
- Material de apoio: referências bibliográficas, sites da internet, etc
- Bonjorno, José R., Bonjorno, Regina A. e Olivares, Ayrton. Matemática: fazendo a diferença, 6ª série – 1ª edição – São Paulo: FTD, 2006
- Centurión, Jakubovic, Lellis. Novo Matemática na medida certa, 6ª série – São Paulo: Scipione, 2000.
- Projeto Araribé. Matemática, Ensino Fundamental 6 – 1ª edição – São Paulo: Moderna, 2003.